---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde e qualidade de vida
Vacine-se contra a Febre Amarela.

Publicado em 03/02/2020 às 11:14 - Atualizado em 03/02/2020 às 11:14

A Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina alerta que o vírus da Febre Amarela está circulando no estado, com ocorrência de vários óbitos de macaco (Búgio) que estão em análise no laboratório de referência do Estado de Santa Catarina.

Alertamos a população que a febre amarela é uma doença grave com rápida evolução, apresenta quadro febril agudo de até 7 dias de duração acompanhado de dor de cabeça intensa, dor abdominal, manifestações hemorrágicas, icterícia e alterações nos exames de sangue (Transaminases).

 

A vacinação é a melhor forma de se proteger da doença.

 

Reforçamos que todas as pessoas acima de 9 meses, que não receberam a vacina, precisam procurar uma unidade de saúde para se proteger.

 

 

IMPORTANTE!

Caso a população localize macaco doente ou morto deverá comunicar a Unidade de Saúde mais próxima de sua localidade ou a Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica de Saúde nos telefones: (47) 3343-0240 / (47) 3343-7439.

 

LEMBRANDO... que os macacos não transmitem febre amarela para o homem, são vítimas da doença e são os primeiros a serem afetados, o adoecimento dos macacos sinalizam a presença do vírus.