saúde e qualidade de vida
Secretaria Municipal de Saúde adere aos Protocolos de Enfermagem elaborados pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN/SC).

Publicado em 27/02/2020 às 15:36 - Atualizado em 27/02/2020 às 15:37

A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhota e o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), assinaram,o termo de cooperação para adesão ao Protocolo de Enfermagem.

As 7 Unidades de Saúde do município começarão a atuar com a implantação do quadro de protocolos de enfermagem. Os processos servirão como referencia para o atendimento de enfermagem e possibilitaram que os profissionais da categoria realizem, por exemplo, algumas prescrições e solicitações de exames.

Os profissionais de enfermagem terão acesso aos protocolos, fluxos e orientações. Também terão atribuições, possibilidade de realização de investigação e de solicitação de exames específicos, em casos como: hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva, como dengue e tuberculose, acolhimento as demandas espontâneas de cuidados ao adulto, em casos como gripe, náusea e dor de cabeça, entre outros.

A adesão desses protocolos é uma forma de valorizar o profissional enfermeiro que é uma chave da atenção básica, além de visar a resolutividade frente às necessidades dos pacientes.