---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

coronavírus
Aplicativo para cadastro de trabalhadores informais será lançado nesta terça-feira

Publicado em 06/04/2020 às 08:29 - Atualizado em 06/04/2020 às 08:35


Créditos: Thayse Fernanda Baixar Imagem

O Governo Federal lança na próxima terça-feira, 07 de abril, um aplicativo para os trabalhadores sem cadastro nos programas sociais inserirem seus dados e se candidatarem a receber o auxílio emergencial de R$ 600. O benefício foi disponibilizado para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia do Covid-19.


O aplicativo servirá para o Ministério da Cidadania identificar os trabalhadores informais, os microempreendedores individuais (MEI) e os contribuintes individuais do INSS que se enquadram na lei e têm direito ao pagamento emergencial durante três meses.


O objetivo é que esse contingente “invisível” de trabalhadores fora do Cadastro Único seja identificado. A partir da identificação, os bancos públicos federais poderão realizar os pagamentos a quem tem o direito ao auxílio emergencial.


A data limite para inserção de dados no Cadastro Único foi o dia 20 de março. Agora, o sistema está suspenso para ajustes tecnológicos, pois a quantidade de acessos nos últimos dias se multiplicou, passando de sete mil para mais de 200 mil por dia. Quem se inscreveu já está garantido no sistema para receber o auxílio emergencial.



Mais informações: Secretaria do Desenvolvimento Social.


 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania