SAMAE disponibiliza reservatório para retirada de água potável na Praça Central do município

Publicado em 25/04/2020 às 17:16 - Atualizado em 25/04/2020 às 17:16

A Prefeitura de Ilhota, através do SAMAE, instalou neste sábado, 25 de abril, um reservatório de água tratada na Praça Central, para que os munícipes possam pegar água potável livre de cloreto.

A ação visa amenizar os impactos da estiagem enfrentada pela cidade, e a intrusão de Cunha da salina.

A longa estiagem e consequente aumento da salinidade do Rio Itajaí-Açu levou o município de Ilhota a decretar situação de emergência, na última quarta-feira (22). O período de seca, agravado pela ocorrência de marés-cheias verificadas nos últimos 15 dias, causou o aumento da quantidade de sal no rio, justamente no ponto onde é feita a captação de água para Ilhota. O decreto é necessário para que o poder público municipal possa realizar as ações emergenciais que minimizem o problema.

Com isso, a Águas de Ilhota, responsável pelo tratamento e abastecimento de água no município, acionou imediatamente uma força-tarefa com caminhões-pipa. Trazendo água bruta do Bau, que é levada até a Estação de Tratamento (ETA) central, para ser misturada e tratada juntamente com a água captada do Rio Itajaí-Açu, diminuindo a salinidade. E permitindo a paralisação da captação do Rio Itajaí Açu nos picos de maré sem interromper o tratamento. Outros caminhões trazem água tratada da Estação de Tratamento de Água Pedra de Amolar, com o cuidado de não desabastecer os bairros atendidos pela estação de tratamento deste local.

É importante informar a toda a população de Ilhota que a água que distruída pela ETA atende os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, exceto nos momentos em que a concentração de cloreto ultrapassa, por este motivo a caixa está sendo instalada.