---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Agricultura familiar em Ilhota é exemplo para projeto horta do cidadão

Publicado em 14/07/2006 às 00:00 - Atualizado em 02/09/2014 às 09:33

O gerente regional de Programas e Ações, Everton Sanches, a responsável pelos programas na área de Agricultura e Pesca da Secretaria Regional de Itajaí, Roseli Storino Pereira, e o acadêmico do 8° período de Engenharia Florestal da USP de Piracicaba, José Eduardo Dias Barbosa,  visitaram na quinta-feira (13) uma propriedade rural que há 6 anos desenvolve técnicas para a produção de hortaliças em conservas.  O objetivo é promover a integração da SDR com famílias agricultoras e oferecer apoio e informações sobre a atuação do Governo do Estado no setor. Conforme Sanches, a compreensão do processo da agricultura familiar possibilita a consagração do construtivismo. "O nosso trabalho vai além de orientar as famílias para o plantio e o cultivo de hortaliças", fala.         

Áurea Gonçalves, moradora de Ilhota, é proprietária da pequena empresa Nova Horta, que conta com três funcionários e gera renda e mercado de trabalho de forma indireta para famílias agricultoras fornecedoras de produtos. Durante a visita, ela explicou como é o trabalho. Há três anos, a empresa especializa-se em técnicas para a produção do pepino agridoce, que conta com ingredientes simples como: salsão e cebola. "Em toda colheita há uma quantidade de pepinos que está fora do padrão para a conserva por causa do tamanho. Aproveitamos para a técnica do pepino agridoce", detalhou a proprietária. 

O cultivo de couve-flor, beterraba, cenoura, cebolinha, vagem e em destaque o pepino, fazem a empresa se especializar no preparo de alimentos em conserva, abastecendo algumas cidades da região, Paraná e São Paulo. O trabalho realizado na empresa pode servir de exemplo para outras famílias agricultoras, incluídas no Projeto Horta do Cidadão, desenvolvido pela SDR.  O projeto visa incentivar o cultivo e o consumo de hortaliças.  Para a responsável pelos programas na área de Agricultura e Pesca, a visita feita a propriedade representa intercâmbio de informações. "O projeto Horta do Cidadão oferece noções básicas sobre o preparo da terra, plantio de sementes, cultivo, colheita, alimentação e combate às pragas com receitas caseiras", destaca Roseli.

Informações adicionais: (47) 3249-8802 / 9944-6744

Everton Sanches - SDR  de Itajaí

Nova Horta

Sra. Aurea Gonçalves

Estrada Geral, 5543 - Barranco Alto - Ilhota - Santa Catarina

Fone: (47) 9997-1730

Publicado por:  Silvia Leticia Daleffe. SDR-Itajaí  www.sc.gov.br/sdr/itajai

 


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Arquivos