saúde e qualidade de vida
Saúde de Ilhota adere ao Teste 'Mãe Catarinense'

Publicado em 20/12/2019 às 11:18 - Atualizado em 20/12/2019 às 11:18

Realizado gratuitamente pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), o Teste da Mãezinha ou Mãe Catarinense é um exame que tem como objetivo detectar, prevenir e tratar doenças como a Anemia Falciforme e a Talassemia Major nas gestantes.

A realização do teste consiste na coleta de sangue no dedo da gestante, depositada em papal filtro e enviada para análise no laboratório da FEPE. O diagnóstico precoce evita que mulheres que apresentam essas patologias, tenham uma gestação de risco com crises de dor, infecções e até mesmo o parto prematuro. O ideal é fazer o teste no primeiro trimestre de gestação (até 12 semanas), garantindo mais segurança para a gestante, o feto e o recém-nascido.

A Prefeitura de Ilhota, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao Teste "Mãe Catarinense” em novembro deste ano, e, a partir de 2020 estará oferecendo o atendimento em todo o município.