saúde e qualidade de vida
Prefeitura adquire 15 mil máscaras para distribuir para a população

Publicado em 29/04/2020 às 11:17 - Atualizado em 30/04/2020 às 08:03

A Prefeitura de Ilhota, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 15 mil máscaras em tecido para entregar para a população, gratuitamente. A peça é recomendada para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (covid-19), tanto por pessoas já infectadas quanto as sadias. As máscaras que serão distribuídas atendem os padrões do Ministério da Saúde.

Os interessados deverão procurar as Unidades de Saúde do município a partir desta quarta-feira, para receber a sua máscara. A Secretaria de Saúde recomenda que apenas uma pessoa da família se desloque até a UBS para evitar aglomeração.

RECOMENDAÇÃO

O Ministério da Saúde está recomendando a utilização de máscaras, por ser uma barreira física importante no combate ao vírus.

Para ser eficiente, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano. E ela é individual - não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Ela deve ser trocada após cerca de duas horas, ou quando ficar úmida. Ela pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.