Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Ilhota é destaque no "Amigos da Escola" da TV Globo

Publicado em 18/07/2006 às 00:00 - Atualizado em 02/09/2014 às 09:33

A Escola Municipal Domingos José Machado, estabelecida no município de Ilhota, será apresentada nacionalmente como um modelo a ser seguido. Nos dias 24 e 25 de julho, uma equipe de reportagem da Rede Globo, estará gravando as atividades dos voluntários e professores daquela unidade escolar no projeto Amigos da Escola. As imagens gravadas serão veiculadas em rede nacional, durante a programação do Fantastico

O prefeito Ademar Felisky, e o secretário municipal de Educação Marcelo Jacob, irão acompanhar a visita da equipe e a gravação durante os dois dias. "É muito gratificante saber que nossa escola foi selecionada. Isso beneficia nossa comunidade que está empenhada no trabalho voluntário e deve ser um exemplo seguido por todos", disse o prefeito.

A Escola Municipal Domingos José Machado foi escolhida pela Rede Globo como modelo devido ao projeto "De Olho na Solidariedade", elaborado pelos diretores Elaine Cristina Custódio e Samuel Lourenço. A ação consiste em manter parcerias com voluntários, instituições públicas e privadas, para adquirir óculos de grau aos alunos com deficiencia visual.

"Essa é uma demonstração de que estamos conseguindo atingir nossos objetivos, que é melhorar a qualidade de ensino e de vida dos nossos alunos. Com a participação de grandes parceiros estamos suprindo as necessidades de alunos que não têm condições de custear consultas e aquisição de óculos. Tudo isso proporciona uma aproximação maior entre a escola e a comunidade" destacam os diretores da escola.

Atividades - Escola Municipal Domingos José Machado implantou o projeto "De olho na Solidariedade" a fim de sanar problemas de aprendizagem e de cunho social. Na prática, a prefeitura de Ilhota, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, disponibiliza um médico oftalmologista para fazer a triagem com todos os 540 alunos da unidade escolar. Quem apresenta diagnóstico com deficiência visual é encaminhado para fazer exames detalhados. Em seguida, são solicitados os óculos aos parceiros voluntários do projeto, que fazem a doação ao estudante. Esses parceiros são chamados de "seres humanos da visão"

Empresas como a Relojoaria Soares, Malharia Cristina e o empresário Wilson Fantoni, já são alguns dos colaboradores dessa ação. "Quem quiser colaborar com 50% do valor dos óculos de grau pode ligar para a escola, no telefone (47) 3343-1305. A outra metade será custeada pela Prefeitura Municipal de Ilhota, com recursos públicos", explica o diretor Samuel Lourenço.

Amigos da Escola - É coordenado pela TV Globo, tem como objetivo fortalecer a formação e a organização de ações voluntárias para colaborar com a educação pública, interagindo com diretores, professores e funcionarios das escolas participantes.

O projeto tem uma coordenação nacional e núcleos regionais em todas as regiões do País, coordenados por representantes da TV Globo e das Emissoras Afiliadas, em parcerias com Secretarias de Educação, ONGs, Universidades, e outras instituições públicas e privadas.

____________________________________________________

Conhecendo o projeto: de Olho na Solidariedade

Autoria: Elaine Cristina Custódio e Samuel Lourenço

Objetivo:

Unir unidade escolar, Prefeitura Municipal de Ilhota (Secretaria de Saúde e Bem Estar Social), iniciativa privada e cidadãos de bem de nossa cidade em prol dos educandos da Escola Municipal Domingos José Machado, que apresentem problemas de visão e necessitem de óculos.

Justificativa:

É comum que alunos reclamem de dores de cabeça, forcem os olhos durante a leitura e até mesmo que saibam através de diagnóstico médico que necessitam de óculos, mas sabendo que nossa clientela demanda de bairros carentes, em todos os sentidos, não tendo condições financeiras para custear consultas e muito menos para aquisição de óculos; a Escola Municipal Domingos José Machado decidiu implantar o projeto "De olho na Solidariedade" afim de sanar problemas de aprendizagem e de cunho social.

Assim como o cidadão tem como dever participar ativamente da sociedade, sendo este o objetivo que a escola tem como meta, contribuir para o crescimento de um indivíduo crítico e transformador da realidade contribuindo para melhoria da sociedade; é dever da mesma partilhar e participar da vida das crianças que atuaram efetivamente nesta sociedade num futuro próximo.

Por isso, necessitamos da união de todos os setores da cidade de Ilhota, suprindo as necessidades destes alunos carentes, os quais a célula mater (família) nos tempos atuais com tantos problemas financeiros, estruturais e afetivos, não consegue manter-se e nem aos seus.

Evocamos a solidariedade de todos os participantes deste projeto, valor referenciado no princípio da dignidade do ser humano, um dos fundamentos da Constituição Brasileira.

Público Alvo

Alunos da Escola Municipal Domingos José Machado (540 alunos)

Papel dos colaboradores

Escola Municipal Domingos José Machado: Elaboração do projeto, operacionalizar a execução, angariar fundos - contatar "Seres Humanos de Visão", confeccionar placas menção honrosa.

Prefeitura Municipal de Ilhota: através da Secretaria da Saúde, viabilizar através do oftalmologista, testes da Acuidade visual, gratuitamente para o público alvo.

Prefeitura Muncipal de Ilhota: através da Secretaria de Bem Estar Social, garantir recursos públicos destinado à população carente 50% (cinquenta por cento) dos óculos.

Seres Humanos de Visão: Empresas, pessoas físicas e demais membros da sociedade, contatados pela Escola Municipal Domingos José Machado que queiram ser solidários ao projeto, através da doação de 50% (cinquenta por cento) dos óculos.

Relojoaria e Ótica Soares: Fornecimento dos óculos a preços de custo ou descontos significativos

Finalização:

O projeto será realizado durante todo o ano letivo de 2005, garantindo a igualdade de oportunidade aos portadores de deficiência visual apropriar-se de conhecimentos escolares e extra escolares, aumentando sua auto-estima e acima de tudo reforçando os valores da solidariedade como exemplo de ato a ser seguido para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Arquivos