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Técnicos do território da AMFRI/CoGemfri participam de reunião com consultoria do MEC para apontar melhorias nas dimensões do diagnóstico do PAR

Publicado em 07/10/2021 às 13:08 - Atualizado em 07/10/2021 às 13:08

Na manhã desta quarta-feira (06/10), os técnicos das Secretarias Municipais de Educação dos municípios que integram a AMFRI e o CoGemfri, foram convidados a reunir-se com a consultoria especializada no Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi apontar pontos de melhorias e possibilidades de aprimoramento na ferramenta de planejamento de gestão que, a cada quatro anos, é estruturado por meio de um sistema informatizado – o SIMEC, para elaborar o Plano de Ações Articuladas – o PAR.

Os técnicos das Secretarias de Educação tiveram a oportunidade de apontar aspectos que podem ser aprimorados para o próximo ciclo do PAR, a fim de que o instrumento seja cada vez mais executável do ponto de vista da realidade da rede de ensino e da sua aplicabilidade no período compreendido para a validade do plano em questão.

O PAR apresenta indicadores definidos a partir do diagnóstico e planejamento local, consolidados anualmente, para quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e de avaliação, e infraestrutura física e recursos pedagógicos. Na reunião o grupo abordou as três primeiras dimensões.

Houve ainda reflexões sobre o instrumento de planejamento de gestão que é o PAR, uma vez que é utilizado para organizar as Secretarias de Educação, sendo reconhecido por todos.

PAR

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.



Texto:
 Lyandra Machado Batista - Assessoria de Comunicação